IGREJA VERBO BARRA&RECREIO

“Endereço:Rua Giocondo Dias 96″-  Barra Bonita- (21)3417-7969 secretariarj@verbo.org.br  

Facebook Escola Sobrenatural

Clique em “Leia Mais” para conhecer nossa página no Facebook.

COMO CONHECER A DEUS

Lição 01.

  1. 1. INTRODUÇÃO.

Para introduzirmos neste tema, primeiro definamos o conceito da palavra conhecer.

A palavra vem do grego Ginosko e quer dizer entendimento completo e absoluto. Essa palavra indica uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto conhecido.

Provérbios 2:1-5 nos diz como podemos “falar do conhecimento de Deus”:

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.”

Na bíblia, a palavra conhecer não é usada como na atualidade. Nós usamos a para “conhecer” de diferentes maneiras, por exemplo: sabemos que aquele senhor que mora no meu condomínio se chama fulano de tal, e é pai de cicrano, e que trabalha em tal lugar. No entanto, em muitas passagens bíblicas a palavra conhecer aparece referindo-se a uma união espiritual entre homem e mulher, manifestada na intimidade da relação sexual.

Então, quando o Espírito Santo nos fala de conhecer a Deus, se refere a uma relação íntima com Deus, a uma vida com Deus. Recordemos que na Bíblia se fala de nós, a igreja, como a esposa de Jesus.

  1. 2. Para Conhecer a Deus é preciso: NASCER DO ESPÍRITO

Ler 1ª Coríntios 2:5-16

“Mas falamos da sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos desde século conheceu; porque se a tivesse conhecido, jamais teria crucificado o Senhor da Glória; mas como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Mas Deus nos revelou pelo Espírito, porque o Espírito a todas as coisas esquadrinha, até mesmo as profundezas de Deus.

Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito…”

Existem duas formas de “entender a Deus”: uma forma é através da sabedoria humana. A sabedoria humana é simplesmente a inteligência ou o raciocínio que o homem tem. No entanto, na passagem anterior, Paulo menciona que não podemos conhecer a Deus com a sabedoria humana; Por quê? No versículo 7 diz que Deus fala em mistério e no 8 diz que os poderosos deste século não o conheceram… Eles o viram, no entanto, somente o viam com os olhos humanos e até esse limite chegou o seu conhecimento.

A outra forma de se “entender a Deus” é através do Espírito Santo.

O único caminho que Deus dá para conhecê-lo verdadeiramente é através do Espírito Santo.

  1. 3. PORQUE ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO?

Em primeiro lugar, Paulo nos menciona que o Espírito Santo esquadrinha tudo… até mesmo as profundezas de Deus (Ler versículo 10).

Deus é um ser eterno, sem princípio e nem fim. Para Deus não existe o tempo, nem o espaço. Não foi criado. Tudo sabe. Está em todo lugar. É absurdo pensar que não se pode conhecer a Deus com nossa mente. Somente o Espírito Santo nos pode mostrar o mais profundo de Deus.

O versículo 11 começa a dar-nos a resposta sobre como conhecer a Deus. O apostolo Paulo nos diz que o único que conhece as coisas de Deus é o Espírito de Deus. Da mesma forma que nosso espírito conhece nossas coisas, o Espírito de Deus conhece o mais íntimo de Deus.

Se somente lêssemos isto, poderíamos entristecer-nos porque este conhecimento estaria inacessível para nós… Mas no versículo 12 diz que: Podemos conhecer a Deus porque seu Espírito está em nós.

Então a pergunta que nos surge é: Como me dou conta se nasci de novo?

Romanos 8:14 “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”

  1. 4. NASCER DO ESPÍRITO É SER GUIADO POR ELE

Quando a Bíblia nos diz “Nascer do Espírito” se refere ao momento quando o Espírito Santo entre em nós e vem exercer domínio sobre nosso coração. Jesus explica de melhor forma em João 3:7-8

“Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo que é nascido do Espírito.”

Quando se refere a que o vento sopra onde quer e não se sabe para onde vai, se refere a uma vida guiada pelo Espírito Santo. Da mesma maneira que foi a guiada a vida de Abraão quando saiu de sua terra e de sua parentela e a vida de Moisés quando Deus deu uma missão para ele cumprir. Abraão e Moisés por si mesmos não puderam fazer muito, mas foram guiados por Deus e cumpriram suas missões.

Isso se reafirma em João 21:18, nessa passagem Jesus diz a Pedro:

“Em verdade, em verdade te digo que, quando era mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres.”

Esse OUTRO é a guia do Espírito de Deus.

A vida do cristão que conhece a Deus é uma vida de que se deixa guiar pela voz e vontade de Deus. Em outras palavras: é uma vida que se submete ao Espírito Santo.

Quando nos arriscamos a deixar-nos guiar pelo Espírito Santo, então, iremos do pouco que conhecemos de Deus ao conhecimento profundo de Sua Pessoa.

1ª Coríntios 13:12 “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos a face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.”

  1. 5. QUAIS SÃO OS RESULTADOS DE SUBMETER-SE AO ESPÍRITO SANTO?

Atos 1:8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

O Espírito Santo traz poder.  Em todo momento, “por Seu poder”, pode me guardar de uma caída.

  • Quando o Espírito Santo está “em mim” é sinônimo de salvação;
  • Quando está comigo é sinônimo de convicção;
  • Quando está sobre mim, vem para fortalecer;
  • Quando me submeto ao Espírito Santo, seu poder se manifesta;

 

Vamos conhecendo-o mais e mais a medida que experimentamos Seu poder através dos atos que ELE realiza, nos utilizando como canais de benção. Mas isto acontecerá somente se nos submetermos à guia do seu Espírito Santo.

A melhor forma de conhecer-lo é quando estamos passando por algum problema. Porque temos circunstâncias todos os dias e quando estamos em uma situação difícil, nos cabe decidir:

  • Se guardamos seus mandamentos ou se não guardamos;
  • Se aplicamos sua palavra ou não aplicamos;

 

É nesses momentos, então, que experimentamos Seu poder, Sua fidelidade, Sua misericórdia, Seu amor etc.

  1. 6. CONCLUSÃO:

QUAL É O PROPÓSITO DE QUE O CONHEÇAMOS AQUI NA TERRA?

Primeiro que nada:

  • É para que sejamos transformadas a sua imagem e semelhança;
  • E também para que o apresentemos a outras pessoas;

Seria muito difícil ou impossível apresentar e descrever um amigo a uma pessoa se você não o conhece bem.

Em resumo, devemos ansiar permanecer em Sua presença para conhecê-lo cada vez mais.

Agora que já sabemos que o conhecimento de Deus é algo que deve nos agradar sempre. Devemos estar famintas por Sua presença, porque é algo de que nunca poderemos estar saciadas.

Que bom seria de pudéssemos dizer como Jó disse:

“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora meus olhos te vêem.”

Jó 42:5

  1. 7. ORAÇÃO

Efésios 1:16-23

Façamos hoje esta oração como fez um dia o apóstolo Paulo:

“Oramos para que Tu, o Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, nos dê espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento da Tua pessoa, iluminando os olhos de nosso entendimento, para que saibamos qual é a esperança a que Tu nos chamaste, e quais as riquezas da glória da Tua herança nos santos, e qual a maravilhosa grandeza do Teu poder para conosco, os que cremos… “ Amém.

“E te pedimos para que nossos corações sejam consolados, unidos em amor, até alcançar todas as riquezas do pleno entendimento, a fim de conhecer o mistério de Deus, o Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento…” Amém          Colossenses 2:2-3

TEMA: COMO CONHECER A DEUS

Dinâmica:

De preferência, que se possa fazer no começo da reunião. Participam todas as mulheres do grupo.

  • Precisa-se de um pano ou lenço para vendar os olhos de uma mulher;
  • O resto das mulheres se colocam em frente da que está com os olhos vendados; (elas não têm que dizer nenhuma palavra até que você de as instruções)
  • Diga a mulher que está com os olhos vendados que em frente dela há algumas mulheres e que ela terá que identificá-las pelo seus nomes;
  • Cada mulher deverá dizer uma única frase para a mulher vendada; (escreva várias frases para que elas possam escolher, por exemplo: Deus te abençoe, Você é especial, Ola, bem vinda!)
  • A mulher com os olhos vendados pode pedir pra que repitam a frase só duas vezes;

 

Conclusão:

Chegamos a conhecer uma pessoa pelo tempo de relação, a comunicação, e os momentos que se possa compartilhar dentro do grupo, igreja, trabalho etc. Nós nos aproximamos de Deus para conhecê-lo por meio do Espírito Santo.